Bagageiro de moto scooter: Qual o melhor?

Fonte: Kymco Motors do Brasil

A dúvida que paira para todo mundo que deseja viajar é como organizar e escolher o tipo correto de bagageiro de moto scooter. Até parece ser algo simples, como usar o modelo que você já possui e tudo bem. Porém sabemos que não é bem assim, visto que é preciso optar pelo qual seja adequado a sua necessidade. Por isso é válido investir em uma mala versátil que possa ser utilizada em várias ocasiões e por muitas e muitas vezes.

Todos os modelos de motocicletas estão aptas a carregar bagagem, seja scootercitynakedsporttouring e por aí vai. Claro que alguns tipos são usados para fins específicos e dificilmente precisarão de bagagem, como as trails, bem como pode interferir esteticamente no visual, neste caso fica ao critério do dono escolher. Alguns têm mais opções de tipos de bagageiros e baús, mas fique tranquilo que você irá achar um perfeito para a sua necessidade.

Primeiros passos

O primeiro ponto a ser levantado na hora da compra é a frequência que você irá utilizar o bagageiro de moto scooter: todos os dias para o trabalho? Todo fim de semana para viajar? Ou os dois juntos, mas de forma esporádica?

Decidido isso, pense no que você provavelmente irá colocar dentro deles. Isso é importante para ter uma percepção da quantidade de peso dessas coisas, pois na hora de comprar o bagageiro de moto scooter é preciso saber a carga máxima suportada por ele e não apenas a quantidade de litros. A indicação desse peso é encontrada no manual e até mesmo, em alguns modelos, impressa/adesivo no produto.

*lembre-se que peso e litragem são coisas diferentes.

Outro ponto importante é escolher o bagageiro de moto scooter que seja impermeável, no caso dos que sejam em tecido, pois algumas vezes o tempo pode nos surpreender com uma chuva indesejada. Os modelos em polipropileno geralmente já impedem a entrada de água, mas é sempre bom testar se estão funcionando bem.

Para te ajudar a fazer uma boa escolha, vamos listar alguns modelos de bagageiro de moto scooter e explicar um pouco de como utilizar da forma correta e que tipo de coisa pode ser armazenado neles.

Modelos de bagageiro de moto scooter

Top Case

Top Case

O mais comum é o top case, conhecido como baú traseiro, prático e versátil, fica em posição estratégica e não interfere na aerodinâmica, sendo perfeito para guardar o capacete. De vários tamanhos e formatos diferentes, você pode optar pelo qual esteja de acordo com a sua necessidade. Uma dica é escolher o bagageiro de moto scooter que possui encosto almofadado, a fim de garantir maior suporte e conforto à coluna do passageiro, em suma, é perfeito para longas viagens.

Bagageiro lateral

Bagageiro Lateral

O bagageiro lateral para moto scooter também garante muita praticidade. Apesar de não ser tão comum quanto o top case, é perfeito para quem precisa de espaço para carga extra durante o trajeto.

Para este modelo é preciso a instalação de um suporte lateral, depois disso ele fica extremamente prático de encaixar e levar para onde precisar. Você encontra modelos expansíveis internamente, garantido ainda mais espaço. Os tipos que possuem alças são ainda melhores. A contra partida do bagageiro lateral para moto scooter é que ele aumenta o arrasto, ou seja, acaba causando maior consumo de combustível devido ao maior atrito com o ar, pois o scooter/moto perde velocidade.

Inner Bag

Inner Bag

As inner bags, ou malas internas, são indicadas as que são em material impermeável. Este modelo pode ser prendida em cima do bagageiro lateral para moto scooter, o que possibilita a duplicação da capacidade de bagagem a ser transportada. Você também pode coloca-la dentro da mala lateral, armazenando tudo o que precisa para a viagem na inner bag. Por fim, quando chegar ao destino, basta retirar de dentro do bagageiro lateral para moto scooter.

Soft bag

Soft Bag

Mais um modelo que é aconselhável a escolha pelas que são em material impermeável e flexível. Muitas delas têm sistema de fecho de engate rápido, facilitando muito a instalação e na hora de retirar. É possível optar por bagageiro de moto scooter de vários tamanhos e funcionalidades, como as expansíveis ou com múltiplos bolsos.

Aranhas

Aranhas

As famosas redinhas, ou aranhas, também são um dos tipos mais comuns entre os motociclistas. Mesmo não sendo um bagageiro de moto scooter, geralmente é de uso diário, ótimo para prender a mochila, capacete, bota e capa junto ao banco. Se caso chover pode trazer problemas se a mochila/mala não for resistente à água.

Dicas importantes

  1. A mais importante de todas é: sempre leia o manual do proprietário! Isso mesmo, antes de colocar a bagagem é extremamente necessário verificar os limites de carga permitidos, pois cada scooter/motocicleta têm especificações próprias. Nele você encontra o máximo permitido para o top case (baú), para o bagageiro lateral para moto scooter e o peso total somando piloto + passageiro + bagagem.
  2. Depois de verificar os limites de peso, é preciso ajustar a pré-carga da mola da suspensão, isso ajuda a evitar que motociclo desestabilize durante o trajeto. Este ajuste pode ser diferente em cada um, alguns eletrônicos e outros manuais (através de manopla ou na base do amortecedor), mas sempre deve ser feito de acordo com o peso da carga.
  3. Você deverá também, porém não menos importante, manter os pneus sempre calibrados. No manual do proprietário tem a especificação de qual calibragem é adequada a cada tipo de carga, seja só piloto, piloto + passageiro ou os dois + a carga. A calibragem correta ajuda na estabilidade e diminui o gasto desnecessário de combustível.
  4. Finalizando os cuidados gerais sobre bagageiro de moto scooter, é fundamental equilibrar bem o peso entre os lados e lembrar-se de não colocar coisas muito pesadas ou muito altas. Sem dúvida é uma precaução importante, visto que se não fizer isso poderá ter problemas na aerodinâmica durante a pilotagem e até sofrer acidentes.

Agora você já sabe mais sobre qual tipo de bagageiro de moto scooter escolher e quais os cuidados ter para diminuir as chances de imprevistos. Então aproveite sua viagem/trajeto com maior tranquilidade e mantenha o foco sempre na pista, pois a bagagem estará bem-armazenada e segura.

Visite a Casarini Motos e conheça nossos modelos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Casarini Motos
Avenida Miguel Stefano, 4941
Enseada - Guarujá, SP
Tel.: (13) 3351.1521