Hidratação de bancos de couro, como fazer? Confira as dicas

Hidratação de bancos de couro, como fazer? Confira as dicas

Os cuidados com a mecânica geral são os pontos principais que os donos de scooters e motocicletas estão sempre atentos. Mas outros também são muito necessários, todavia quando deixados de lado podem trazer mais problemas. A hidratação de bancos de couro são uma das mais esquecidas, influindo diretamente na estética e conforto. Se acaso não for feita a manutenção de forma correta, pode estragar bem rápido.

Por isso, vamos te ajudar com duas dicas imprescindíveis de como limpar e hidratar banco de couro:

Higienização de banco de couro:

A maioria dos modelos se divide em dois tipos de tecidos, o couro e couro sintético. O processo de limpeza em ambos é o mesmo, ou seja, usar sabão neutro e água e lavar a cada duas semanas.

Utilize sempre uma escova macia para não danificar o banco e evite o exagero de água, com o intuito de impedir que a espuma interna fique toda encharcada. E não deixe o sabão agir por muito tempo, pois deixa marcas e acelera a deterioração do material.

Hidratação de bancos de couro:

É um processo extremamente simples e sem erros, o ponto é ficar muito atento ao tipo de produto que você aplica no material. Sempre utilizar os que são desenvolvidos especialmente para esta finalidade. Ao usar algum inadequado poderá trazer danos até irreversíveis, como corrosão devido aos componentes da formulação.

Em lojas especializadas de motociclismo é possível encontrar grande variedade de produtos para hidratação de bancos de couro. Se precisar, peça ajuda a algum atendente do local para retirar suas dúvidas.

Escolhido o produto, basta espalhá-lo sobre todo o banco e deixar descansar por cerca de 12 horas (verifique a indicação das horas na embalagem), pois o sistema de absorção é lento. Depois do período, basta retirar o excesso com um pano limpo.

A periodicidade da hidratação de bancos de couro pode variar dependendo do clima. A princípio em cidades mais quentes o processo deverá ser repetido em menor espaço de tempo, mais ou menos a cada dois meses. Já nas cidades com tempo frio por volta de três a quatro meses.

Dica extra:

Você ainda consegue colocar em prática para te ajudar: evite ao máximo deixar o banco exposto à ação do sol. De fato é uma tarefa difícil encontrar um local coberto ou com sombra, no entanto soluções como a utilização de capas trarão proteção, a fim de reduzir o dano causado pelos raios solares.


Casarini Motos
Avenida Miguel Stefano, 4941
Enseada - Guarujá, SP
Tel.: (13) 3351.1521